Sustentabilidade é a opção mais precisa para um mundo melhor. O Mestre Imobiliário, com a proposta de difundir exemplos importantes de como envolver municípios, profissionais e pessoas como um todo em ações cada vez mais voltadas para esta área, mostra exemplos de como ser sustentável e funcional ao mesmo tempo.
Confira o exemplo da escola CEMEI Professor Nilson Aparecido Gonçalves, da cidade de São Carlos – SP, considerada modelo de habitação sustentável. A escola contempla os parâmetros de sustentabilidade previstos no Município Verde/Azul.
Inaugurada em novembro de 2017, a escola tem com 890 m². Entre as ações sustentáveis da escola estão: as torneiras instaladas no CEMEI possuem arejadores; sistema de reuso de água; calçada ecológica; uso de madeira de reflorestamento; destinação adequada de resíduos da construção civil (RCC); coleta de materiais recicláveis; ventilação natural (ventilação cruzada ou claraboia); pintura clara e janelas amplas para iluminação natural; além do uso de lâmpadas fluorescentes ou LED reduzem o consumo de energia elétrica.
Para os interlocutores do Programa Município VERDE/AZUL, quando o município investe em prédios públicos mais sustentáveis, ele demonstra como lida com o meio ambiente. “Os projetos sustentáveis tem o desafio de minimizar o impacto da construção e garantir o uso adequado dos recursos naturais. A Prefeitura tem adotado esses projetos, principalmente, na construção de novas escolas. Isso demonstra a preocupação com o meio ambiente”, afirmou Anna Paula Luzia, interlocutora do Município VERDE/AZUL.

Informações e fotos: Prefeitura de São Carlos – http://www.saocarlos.sp.gov.br